segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rita Padoin entrevistada pelo Jornal Vanguarda de Urussanga

Rita Padoin em lançamento de seu livro Alma do mar, durante a Feira de Livro de Florianópolis

Quem foi que disse que eu escrevo para as elites? Quem foi que disse que eu escrevo para o bas-fond? Eu escrevo para a Maria de Todo o Dia. Eu escrevo para o João Cara de Pão. Para você, que está com este jornal na mão…
O trecho do poema de Mário Quintana reflete o trabalho da escritora urussanguense Rita Padoin que, com palavras simples que expressam sentimentos como o amor e a saudade, conseguiu juntar suas poesias e lançar um livro no último dia 13 de novembro. “Sempre gostei de escrever e essa paixão se intensificou há cinco anos com o apoio da minha amiga Vânia. Foi ela quem despertou o meu lado escritora. Acho que quando a gente casa, esquece um pouco da gente e vive mais para a família”, relata Rita.
Casada e com um filho de 20 anos, a urussanguense optou pela simplicidade das palavras e contou com o apoio de Augusto de Abreu, presidente da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses. “Iniciamos uma amizade e ele foi um grande incentivador. Augusto dizia que meus textos poderiam ser transformados em poesia. Então, há três anos comecei a escrever. Tive duas poesias divulgadas no Varal Literário Itinerante da ACPCC, e a partir daí surgiu a idéia de escrever um livro”, explica Rita.
Com o material pronto, foi necessário encontrar os patrocínios. “Corri atrás e consegui várias empresas que me auxiliaram. Na semana do dia 13 de novembro, finalmente, fui chamada para fazer o lançamento na Feira do Livro de Florianópolis. O engraçado é que eu dormi, um dia antes, como auditora da Secretaria de Saúde e acordei como escritora. Não dá para acreditar!” conta.
O “Alma do Mar” foi lançado no espaço dedicado à Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses, em Florianópolis. “O livro tinha que ser lançado lá, em um local rodeado pela água. O mar é a minha grande inspiração, minha alma pertence ao mar”, diz.
A escritora já possui aproximadamente 80 poemas para o próximo livro, que ainda não tem data para ser lançado. A obra de Rita pode ser adquirida pelo telefone 9964-2424. Os novos textos da poetiza também podem ser acessados no blog www.almaemar.blogspot.com.
VOAR
Fecho os olhos
E voo como pássaro
Para alcançar a liberdade
Que me espera.
O oceano de abraços abertos
Me dá boas vindas.

Voo alto
O mundo gira
Sinto apenas as batidas do meu coração
O uivo do vento
As folhas caindo
A imensidão deste universo.

Como é bom imaginar…
Ter os pés beijados pelo mar
Sentir o aroma da maresia
A sensação de independência
De bem estar
Areia no pés
Sol difundindo beleza
Vento afagando meu rosto…
Só eu e o oceano nesta imensidão.

Nenhum comentário: