quarta-feira, 25 de julho de 2012

DA PENA DE GANSO À ESFEROGRÁFICA - Ivonita Di Concílio


    Desde a antiguidade, chega até nós o uso de canetas para registros de fatos triviais ou, mesmo, históricos. Inicialmente eram usadas penas de gansos, ou outras aves, cuja ponta era mergulhada em tinta para imprimir nos pergaminhos ou outro tipo de base para a escrita. Com o tempo, a evolução foi transformando as hastes das penas, até que surgiu uma inovação: a primitiva caneta. Penas foram substituídas por cilindros de madeira, com um artefato apropriado para gravar as letras, ao qual chamaram “pena”, numa referência ao antecessor da caneta.
      Quem usou esse artefato deve lembrar os problemas que a tal pena causava quando “se abria” e borrava todo o trabalho – principalmente os deveres escolares. Pobres de nós, crianças que estreávamos essa novidade, nos “exames de fim de curso”, pois as provas eram feitas em sala de aula, com todos os borrões e aberturas de penas... Uma pena...
      Surge então, em 1939, uma caneta-tinteiro! Solução para os problemas de derrames de tinta nas carteiras escolares e na mesa de casa... É a magnífica, moderníssima e perene Parker 51, que foi criada para comemorar os 51 anos de fundação da fábrica Parker, dos EUA e nos acompanha até hoje.  Ah... Foi o supra-sumo da elegância e da limpeza. Era oferecida em estojos próprios para presentear, com mérito, qualquer vitorioso. Acredito até que o orgulho de ostentar um anel específico, quando o universitário colava grau ficou em segundo plano, pois ganhar uma Parker 51 devidamente gravada com seu nome era a glória. Isso acontece até hoje, se não me engano...
      A revista Times, de 1944, mostra em sua capa, o General Eisenhover com uma Parker 51, após assinar o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, com a mesma caneta, o General assina a rendição da Alemanha de Hitler.
      Mas, embora ainda faça o orgulho de muitos, seu lançamento foi, na época, uma espécie de transição para uma revolucionária inovação.  Falo da esferográfica, ou mais precisamente, a BIC. Lançada na França, em 1950 terminou com o suplício dos estudantes, que não tinham acesso à Parker e continuavam usando a antiga “caneta de pena” e seus consequentes derramamentos. De plástico, baratinha e acessível para todos os bolsos, o sistema de mini-esfera na ponta da caneta mantinha a letra uniforme e muito mais fácil de desenhar. Das invenções, nessa área,  essas duas foram de enorme valia.
      Os estudantes do novo século, usufruindo todos os recursos eletrônicos que vêm facilitar seu desempenho na escola, jamais terão uma leve ideia do quanto seus avós padeceram no “seu tempo” escolar.
       Num período muito curto, em relação aos lentos avanços do início do Século XX, a Informática assumiu um lugar de destaque em todos os níveis, porém a escrita manual e o papel terão, por muito mais tempo, seu uso convencional.
      Acredito que o lápis e a caneta, em sua essencial portabilidade, permanecerão por mais este Século XXI, nos bolsos, estojos e mochilas de qualquer ser que exerça a Arte de Escrever...



Nenhum comentário: